fbpx

A TÉCNICA BRASILEIRA DEFINITIVA para desenvolver o seu talento de uma vez por todas na fabricação de mesa resinada, evitando os maiores erros que você pode cometer. Mesmo se você não possui nenhum conhecimento ou mesmo que você não tenha obtido sucesso com outros técnicas antes...

NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS DEFINITIVAS PARA FABRICAR MESA RESINADA

Mesa Resinada é Tendência Mundial

NÍVEL 01 - Etapa 03 - Aula 12

99,99% Importante

12º AULA: Como Finalizar a Mesa Resinada Linha Decorativa?

Certifique-se que esteja tudo preparado para iniciar e finalizar sua mesa resinada. Desde a ferramentas, Madeiras, Resinas, Pigmentos, Caixa molde e Local de Trabalho, como já vimos nas aulas anteriores.

IMPORTANTE:

Os componentes (A – Resina) e (B – Endurecedor) + pigmentos devem ser misturados corretamente com haste de mistura acoplada a uma furadeira com controle de rotação ou a fuso misturador. Pois a deficiência na mistura pode proporcionar pontos que não secam com aspectos gelatinoso. Seja minucioso nesta etapa para não colocar seu projeto em risco. Evite utilizar quaisquer outra técnica secundária como a mistura feita com colher ou espátula. Caso optar por está técnica de mistura certifique-se que a resina esteja homogenia.

TEMPO DE TRABALHO DA RESINA ESPECÍFICA PARA MADEIRA.

Os componentes já misturados e deixados dentro de um recipiente, acelera o processo de gel (solidificação) super rápido e você poderá perder o seu material em apenas alguns minutos.

Para não correr riscos ao misturar as resinas componente A+B, derrame na caixa molde imediatamente. 

Recomendamos que em seus primeiros projetos faça misturas em pequenas quantidades.

TEMPO DE MISTURA DA RESINA:

O tempo de mistura das resinas podem variar entre 4 a 10 minutos dependendo da marca e característica do produto por isso siga rigorosamente a instrução do fabricante. 

TIPO DE RECIPIENTE PARA A MISTURA DAS RESINAS:

Utilize recipiente novo e limpo que não tenha fundo perfilado, para que não haja acumulo de material sem mistura.

JÁ COM O CHECKLIST, OK! 

Vamos dar início ao projeto. (Utilizando resina epóxi específica para madeira)

  1. Sua caixa molde deve estar nivelada e fixada.

  2. Misture uma pequena quantidade da resina (na cor desejada) e derrame dentro da caixa molde.

  3. Aqui vamos ter que eliminar as bolhas e microbolhas de ar que foi incorporada na resina, devido ao processo de mistura, pra isso utilize um soprador térmico ou maçarico, passando lentamente sobre o espelho da resina. (*NÃO utilize este método para resina de poliéster)
  4. Coloque a madeira já preparada e selada, dentro da caixa molde, sobre a camada de resina em estado ainda líquido.

Caso desejar que a 1ª camada da resina seja fume ou com cor mais escura, deixe a primeira camada curar até um estado de semi-gel, para que a próxima camada ainda se unam quimicamente.

Após aguardar o tempo de pré-gel, preencha os espaços inteiro com resina na cor desejada.

Derrame a resina já misturada e na cor desejada em pequena quantidade até atingir o nível desejado, e utilize a técnica eliminação de bolhas. 

Aguarde o tempo de cura total da resina conforme especificado pelo fabricante.

Algumas marcas de resina pode expandir ou encolher ao atingir seu estado de cura total, por isso em alguns caso pode ser necessário fazer aplainamento para regularização da superfície antes mesmo da etapa de finalização do projeto.

ETAPA DE FINALIZAÇÃO MESA RESINADA LINHA DECORATIVA:

– Utilize lixadeira manual para lixar todo o tampo da mesa com lixa grão 80 para remover pequenas imperfeições e melhorar o nivelamento.

– Repita o processo de lixamento da superfície, começando de 150 a 220.

Nesta etapa é extremante importante para a finalização que toda a superfície do tampo da mesa resinada, esteja totalmente limpa e isenta de poeira, e outro contaminante, após a limpeza a superfície deve apresentar característica suave a toque. 

Após alcançar as características:

Chegou a hora de aplicar a camada de acabamento, a camada de acabamento deve ser aplicada com espátulas com espessura minima de 2mm. 

Caso aplique uma camada inferior a 2mm pode aparecer na superfície, pequenas cratera, ou seja ponto como um olho de peixe, isso ocorre pela falta de espessura na camada de acabamento.

É importante que o tampo da mesa resinada esteja nivelada, antes da aplicação da resina de acabamento. 

Faça o uso da técnica com soprador térmico ou maçarico para remover bolha e microbolhas da resina, somente quando a mesma for epóxi. Jamais use este método para resinas inflamável.

DICA: Forre o chão nesta etapa pois a resina irá escorrer, Utilize pincel para trabalhar com a resina nas bordas.

Aguardem o tempo de cura total da resina de acabamento, como recomendado pelo fabricante.

Imperfeição no acabamento como corrigir?

  1. Pode acontecer do seu acabamento apresentar algum tipo imperfeição, para corrigir você pode utilizar a técnica de polimento com politriz e massa de polir. 
  2. Lixe toda a superfície com lixa grão 2000 e entrar com o verniz PU ato sólido.
  3. Em alguns caso não será possível usar o método 1 e 2, o que resta é fazer re-aplicação da resina acabamento.

As técnicas 1 e 2 são executadas por o profissionais em funilaria automotiva.

 

AUMENTE AS SUAS HABILIDADES

Comentários e Depoimentos

Parabéns, você finalizou esta aula!

O Começo da sua jornada como um Especialista na Fabricação de Mesa Resinada 10x Utilizando as Normas T.B.D

Estamos aqui para ajudar.

WhatsApp: 43 99684-4519  ou [email protected]

PRIVACIDADE

As informações contidas neste boletim são publicadas exclusivamente para fins informativos e não podem ser consideradas consultoria pessoal. O editor se exime de qualquer responsabilidade sobre eventuais prejuízos que o assinante de seus conteúdos tiver em decorrência de tomadas de decisão. Embora o editor forneça informações sobre estratégias, fundamentadas sob avaliação pessoal criteriosa, não se pode antecipar comportamentos. Padrões, histórico e análise de retornos publicados não garantem rentabilidade futura de terceiros. Esta publicação é de uso exclusivo de seu destinatário. Portanto, são estritamente proibidos, sem autorização por escrito do detentor dos direitos autorais, sob as penalidades previstas em lei, a comunicação ou a distribuição dos materiais incluídos neste boletim, bem como a reprodução total ou parcial, por qualquer meio ou processo, incluindo fotocópias e distribuição via computador, tablet ou smartphone. A empresa responsável pela publicação zela pelo direito de privacidade dos seus leitores, assinantes e clientes.

[hfe_template id='20603']
Abrir whats
1
Estou ao vivo
Olá, sou Nivaldo Teles
como posso te ajudar?