fbpx

A TÉCNICA BRASILEIRA DEFINITIVA para desenvolver o seu talento de uma vez por todas na fabricação de mesa resinada, evitando os maiores erros que você pode cometer. Mesmo se você não possui nenhum conhecimento ou mesmo que você não tenha obtido sucesso com outros técnicas antes...

NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS DEFINITIVAS PARA FABRICAR MESA RESINADA

Mesa Resinada é Tendência Mundial

NÍVEL 01 - Etapa 01 - Aula 02

99,99% Importante

2º AULA: Quais os sistemas de fabricação da mesa resinada e tipos de resinas?

Uma mesa resinada pode ser fabricada por meio de 2 sistemas:

A- Fundição:  Quando uma peça é fabricada através de uma única camada.

B- Laminação: Quando uma peça é fabricada através de várias camadas.

 

É exatamente aqui que o seu mini-curso começa:

Todo o conteúdo é de forma objetiva e minuciosa, para que não tenha nenhuma dúvida, por isso leia até que aja total compreensão.

Dominar a arte da fabricação de mesa resinada ou artesanato feito com madeira e resina será muito mais simples depois deste conteúdo.

A- Fundição:

Mesa resinada fabricada por sistema de fundição com resina epóxi especifica para madeira:

No sistema de fundição é utilizada resina epóxi específica para madeira de alta espessura, o que vai determinar a espessura será o comprimento da peça a ser fabricada.

Resina alta espessura específica para madeira tem perfeito nivelamento superficial, além de proporcionar belo acabamento e alto brilho. Possui elevada resistência mecânica e química, baixíssima contração, alta dureza, boa fluidez, boa fundibilidade e impregnação. 

Resina de alta espessura específica para madeira são encorpada e de alta transparência, alta aderência, excepcional resistência ao amarelecimento, grande resistência mecânica e química, ótimas propriedades

 dielétricas, estabilidade dimensional com baixíssima contração, ótima resistência ao intemperismo e à umidade, perfeita impermeabilização, belo acabamento com alta transparência e brilho, além de ótima retenção de cores, valorizando grandemente o trabalho executado. 

A sua tixotropia, que deixa o escoamento/fluidez mais lento, dá a ela uma característica diferenciada e a torna extremamente adequada para os trabalhos de preenchimento entre partes, como em mesas e

bancadas de madeira, etc, pois não derrama/vaza com facilidade, e também pode ser aplicada em superfícies verticais. 

Além de boa fundibilidade e impregnação, endurece e vitrifica sem a necessidade de estufas ou mesas resinadoras, endurece à temperatura ambiente (25oC). Mesmo com a sua utilização à temperatura

ambiente, o endurecedor deste sistema epóxi não gera o indesejável “blushing”, superfície oleosa, ou mesmo estrias superficiais. Permite a adição de aditivos, pigmentos e corantes para dar cor a peça.

Rendimento:

1Kg rende 1m² com espessura média de 1mm ou 10cm³

O que vai determinar o consumo da resina é o tipo de projeto, quanto maior os espaços entre as madeiras, maior será o consumo, em alguns projetos a utilização de enfeites, pedras decorativas, pedrinhas de aquários, vidros entre outros reduzem drasticamente o consumo da resina tornando um projeto finalizado com menor custo por m².

Vantagens
  • Produto: 100% Translúcida.
  • Facilidade de Processamento.
  • Não libera subprodutos. 100% não voláteis.
  • Resistência química ao intemperismo, umidade e ao ataque do UV.
  • Estabilidade aos ciclos térmicos, impactos e ações mecânicas.
  • Excelente adesão e coesão.
  • Baixíssima viscosidade, facilita a impregnação.
  • Boa dureza com tenacidade.
  • Produto: Contém Aditivos que Retardam o Amarelamento.
Tempo de secagem: Ao toque entre 2 a 3 dias
Tempo de cura total: Entre  7 a 10 dias
 
NOVIDADE NO BRASIL
JÁ ESTÁ DISPONÍVEL, RESINA DE ALTA ESPESSURA COM CURA TOTAL DE 48 HORAS
 
Resumo: Peça finalizada com qualidade profissional, risco zero de ferver a resina na hora da fabricação e produto quase sem cheiro. 

B- Laminação:

Mesa resinada fabricada por sistema de laminação com resina poliéster ou resina epóxi para piso:

No sistema de laminação geralmente é utilizada resina de poliéster por causa do seu baixo custo e este produto tem grande variação na formulação química e recomendações de uso. 

A resina epóxi para piso também está sendo utilizada para a fabricação de mesa resinada no sistema de laminação ou apenas no acabamento de um peça.

Apesar do baixo custo da resina de poliéster no mercado, fabricar uma mesa resinada no sistema de laminação pode ser desafiador, pois são várias camadas e o cuidado precisa ser redobrado para que não

aja o desplacamento entre as camadas e as camadas são sobrepostas sem que a anterior esteja completamente seca.

Fazer a aplicação de uma lamina com a resina de poliéster em peças médias e grandes, você também terá riscos de a mesma ferver, trincar, ou até ocorrer a delaminação após a secagem, caso não seja respeitado a espessura máxima recomendada pelo fabricante.

A resina de poliéster vai muito bem em peças pequenas, moldadas com ou sem reforço de fibra de Vidro.

É utilizada em grande escala pelas as indústrias automobilísticas, barcos, piscinas, banheiras, brinquedos e prancha de surf entre outros. 

Também pode ser utilizada em artesanato, decoração, tábua de corte, bijuterias, estátuas ente outros.

Vantagem:

  • Baixo custo
  • Secagem rápida 
Tempo de secagem: Ao toque entre 1:30 a 12 horas vai depender da marca do produto e quantidade de catalisador recomendado pelo fabricante.
Tempo de cura total: Entre 12 a 48 horas
 
Resumo: Peça finalizada com qualidade boa, algumas pessoas estão iniciando seus projetos, com uma camada da resina especifica para madeira e fazem o preenchimento no meio com a  resina de poliéster e depois finalizam com outra camada da resina específica para madeira afim de melhorar a qualidade dos seus projetos feitos com a resina de poliéster  e manter o custo relativamente baixo.
 
Observação: É extremamente importante que este sistema seja utilizado com o consentimento do seu cliente, já que o resultado final pode não ser o esperado.

VOCÊ ESTÁ NA AULA 2 /10

AUMENTE AS SUAS HABILIDADES
Complete o DESAFIO

Minha habilidade NÍVEL 01
20%

Comentários e Depoimentos

Parabéns, você finalizou esta aula!

O Começo da sua jornada como um Especialista na Fabricação de Mesa Resinada 10x Utilizando as Normas T.B.D

Estamos aqui para ajudar.

WhatsApp: 43 99684-4519  ou [email protected]

PRIVACIDADE

As informações contidas neste boletim são publicadas exclusivamente para fins informativos e não podem ser consideradas consultoria pessoal. O editor se exime de qualquer responsabilidade sobre eventuais prejuízos que o assinante de seus conteúdos tiver em decorrência de tomadas de decisão. Embora o editor forneça informações sobre estratégias, fundamentadas sob avaliação pessoal criteriosa, não se pode antecipar comportamentos. Padrões, histórico e análise de retornos publicados não garantem rentabilidade futura de terceiros. Esta publicação é de uso exclusivo de seu destinatário. Portanto, são estritamente proibidos, sem autorização por escrito do detentor dos direitos autorais, sob as penalidades previstas em lei, a comunicação ou a distribuição dos materiais incluídos neste boletim, bem como a reprodução total ou parcial, por qualquer meio ou processo, incluindo fotocópias e distribuição via computador, tablet ou smartphone. A empresa responsável pela publicação zela pelo direito de privacidade dos seus leitores, assinantes e clientes.

[hfe_template id='20603']
Abrir whats
1
Estou ao vivo
Olá, sou Nivaldo Teles
como posso te ajudar?